quinta-feira, 24 de junho de 2021

Lugares que Li - Harry Potter

👉🏻 Harry Potter e a Pedra Filosofal - SAGA HP

Toda a franquia foi extremamente bem sucedida. Disso, nós sabemos. Mas fica o detalhe: vocês sabem o quanto Londres lucrou com o boom desse lançamento? O total de turistas envolvidos e os marcos que a história de J.K.Maravilhosa.Rowling deixou na cidade?

Venham cá:

Desde o lançamento do primeiro livro, milhões de turistas visitaram Londres. Boa parte deles, por causa dos pontos turísticos agora conhecidos (se não totalmente conhecidos) pelo impacto dos livros (e consequentemente, dos filmes). Vamos a alguns? <3

1) Castelo de Alnwick, Inglaterra: aqui foi onde, no filme, Harry aprendeu a voar, com a icônica Madame Hooch (área externa)

>> O castelo foi erguido em combate às invasões escocesas, em 1906. Já foi locação de outras gravações, mas turistas ainda escolhem visitar e fotografar o local porque HP foi retratado ali.


2) Ponte do Milênio, Londres: serviu de locação para a gravação de HP e o Enigma do Príncipe, onde, via computação gráfica, foi totalmente destruída pelos comensais da morte. Quem mais ficou tenso nessa cena? 🤐

>> A ponte foi construída em 2000 e cruza o Rio Tâmisa.


3) Christ Church, Oxford: apesar de não ter sido filmado exatamente aqui, o grande salão do refeitório da Christ Church serviu de inspiração ao Grande Salão de Hogwarts. 

Na verdade, outras áreas da Universidade Oxford foram aproveitadas nas filmagens (escadaria ícone da Bodley Tower, áreas externas, claustros, a Biblioteca Bodleian e até mesmo a enfermaria - lembram do Rony em Prisioneiro de Azkaban?) 

>> Hoje, vende-se tours para quem quiser conhecer, além das dependências da universidade, os espaços usados para a filmagem.


4) Estação de King's Cross, Londres: local mais emblemático apropriado pelo turismo após os livros, é aqui que fixamos o marco do sucesso de HP - a estação 9 ¾! É aqui que Harry e seus amigos fazem a passagem do mundo dos trouxas para o mágico, seguindo para mais um ano de Hogwarts. 🎈

>> O local é atrativo até hoje, com sua indicação enorme à plataforma de Harry. Foi aberto em 1852. 

•A autora escolheu este local em sua narrativa porque foi aqui que seus pais se conheceram, em um trem para a Escócia.


FIM 

E aí... viajariam para estes lugares?
Conheciam a obra de J.K.Rowling?

O turismo a partir dos filmes é mais evidente que o dos livros porque visualizamos melhor quando encontramos as locações. Vale dizer que nos livros, as descrições são ainda mais reais. Graças à saga, temos esta lista. Graças à leitura, pessoas se deslocaram e tornaram possíveis empregos, renda e mais leitores em formação. Isso é #turismo 😍

Imagens: Google

Postagens feitas na fanpage Lugares que Li, do Facebook. Não deixem de acompanhar! 

0 comentários:

Postar um comentário